GIEPHE realiza oficina de Patrimônio e Educação

Como parte das atividades do grupo, realizamos oficinas abertas a toda a comunidade academica interessada em dialogar sobre história e educação. Desta vez, vamos conversar também sobre patrimônio:

A palestra “Educação para o patrimônio: perspectivas e desafios” foi proferida pelo Prof. Dr. Leandro Elias Canaan Mageste/ CARQUEOL-UNIVASF.

A oficina nos  chama a atenção para pelo menos três aspectos importantes da temática do patrimônio, particularmente realçados quando abordados sob a perspectiva antropológica:

(1) a articulação cada vez mais forte entre as noções de bens (inclusive os imateriais), direitos e identidades nas discussões sobre patrimônio e sua relevância para o exercício da cidadania na contemporaneidade;

(2) a necessidade do diálogo com outras disciplinas na definição do patrimônio e na elucidação de seus significados, cujo caráter dinâmico não permite abordagens estáticas nem classificações definitivas, dada a pluralidade de visões e de experiências do público alvo das políticas públicas nesta área;

(3) o potencial de interação dos museus com os cidadãos de uma maneira geral – seja por meio de sua identificação com o material exposto, seja pela possibilidade de contrastar sua visão de mundo e sua identidade social com as de outros povos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.