Memória Institucional

Estudos de procedimentos de catalogação de documentos históricos – acervos diversos – como elemento de preservação da memória institucional da Universidade Federal de Lavras.

A Universidade Federal de Lavras/UFLA tem em seu patrimônio físico interno um riquíssimo conjunto arquitetônico histórico – campus histórico – que congrega um conjunto de prédios que, em termos temporais abrange um período que vai do inicio do século XX – 1908 mais exatamente – passando por prédios que foram sendo construídos aos longo dos anos 30, 40, até os anos 70, com o aporte de um moderno Centro cultural mais recentemente.

Deste conjunto, interessa-nos em especial os prédios Álvaro Botelho e Odillon Braga – décadas de 20 e 40 respectivamente – nos quais se instalam o conjunto museológico do Museu Bi-Moreira/MBM e Museu de História Natural/MHN. O MBM por sua vez constitui-se dos acervos tridimensional e papel, onde o primeiro, localizado no prédio Álvaro Botelho, já tombado pelo patrimônio histórico, encontra-se parcialmente aberto à exposições temporárias na medida em que passa por uma processo de adequação às modernas normas de segurança e acesso.

O segundo acervo por sua vez – o de papel – situa-se no prédio Odilom Braga, trata-se do arquivo propriamente dito. Este último é o objeto direto de atenção do projeto em apreço, na medida em que busca ação direta e emergencial de preservação das coleções em suporte de papel ali depositadas. Trata-se de uma rica e diversificada coleção documental já identificada através de levantamento diagnóstico e que da qual, nos interessa de imediato o acervo fotográfico que em termos de temática abrange: a história institucional da Escola Agrícola de Lavras/EAL (1908), da Escola Superior de Lavras/ESAL (1938), da expansão do campus histórico para a atual localização.

Se mencionarmos temáticas adjacentes a este acervo fotográfico temos: formaturas, paradas estudantis, padrão arquitetônico, tecnologias, cotidiano, esporte, dentre uma infinidade de outras possibilidades temáticas que possam ser subtraídas.

Fases do Projeto:

1) Efetuar levantamento histórico documental (e outras fontes diversas) dos diversos departamentos didático-pedagógicos e outros setores administrativos da UFLA; 

2) Indexar a documentação levantada;

3) Construir uma análise inicial e identificar fontes alternativas;

4) Verificar estado de conservação dos acervos diversos (papel, tridimensional, magnético) e proceder à conservação preventiva;

5) Prover a documentação de acondicionamento correto e passível de pesquisa;

6) Produzir pesquisa histórica.