Linha do Tempo

Inicialmente, pensamos a linha do tempo com uma perspectiva linear. No projeto “linha do tempo” temos um olhar diferenciado: diferenciar os marcos históricos  que marcam a vida de cada estudante das licenciaturas recem chegados a Ufla

O projeto visa a construção da identidade do estudante a partir das relações sócio-histórico-culturais, de forma autêntica, consciente e contextualizada.

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inscrita em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca.

É a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem, com o meio familiar e com as pessoas com quem necessitam se relacionar no cotidiano que os estudantes passam a “ler” e compreender o mundo.

Cabe a linha do tempo facilitar essa “leitura” e compreensão, possibilitando, no processo ingresso no ensino superior, o reconhecimento, pela estudante, da sua própria história de vida. Além disso, promove uma discussão na qual é possível promover uma reflexão colaborem para a formação de uma identidade autêntica e respaldada em valores éticos necessários ao cidadão consciente do seu papel na construção da sua história e da história do outro.

A construção da linha do tempo na disciplina de História da Educação,  reuniu ao longo dos últimos anos, dezenas de linhas do tempo que agora estão sendo catalogadas para análise dos marcos históricos destacados pelos estudantes das licenciaturas da Ufla.