Sobre

Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação/GIEPHE surgiu no ano de 2016, a partir da iniciativa do profº Drº Ângelo Constâncio Rodrigues, Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras/UFLA juntamente com pesquisadores e pesquisadoras de outras áreas, tais como a museologia, história da arte, filosofia, formação de professores, história regional e institucional, além dos alunos e alunas dos cursos de pedagogia e licenciatura. 

Entende-se que a interdisciplinaridade das áreas de conhecimento internas do grupo nos fortalece no sentido de se buscar temáticas de discussão e pesquisa no território da História da Educação e seus correlatos, tanto no acervo do próprio conjunto museológico do campus universitário, quanto em outros acervos públicos e privados existentes no sul mineiro.

objetivo é a pesquisa e produção no campo da História da Educação, assim como, dar formação no levantamento, trato e conservação documental, à partir de parcerias estabelecidas com entidades como o Arquivo Público Mineiro/APM e outros grupos de estudo e pesquisa no campo da História da Educação.

O GIEPHE, organiza-se à partir de reuniões quinzenais, de caráter distintos:

  • as reuniões de estudo de temas específicos da área ou correlatos; além de ser um momento de organização e  proposições diversas, tais como a participação em eventos, organização de viagens e sub-grupos de estudos. As reuniões de estudo ocorrem nas dependências do DED/UFLA.

 

  • as rodas de conversa, que têm um caráter público e abordam temas e trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores e alunos do grupo ou ainda, de convidados. As palestras ocorrem dentro do princípio de itinerância, buscando os diversos espaços institucionais (museus e departamentos) e não institucionais (escolas das diversas redes da cidade e outros espaços correlatos) com o objetivo de promover a interação dos participantes com o universo histórico.